Este blogue não adoPtou o novo acordo ortográfico.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Ubuntu

"Um antropólogo  estudava os usos e costumes de uma tribo africana e, quando terminou  o seu trabalho, sugeriu uma brincadeira para as crianças: - Pôs um cesto muito bonito, cheio de doces debaixo de uma árvore e propôs às crianças uma corrida. Quem vencesse,  ganharia o bonito e delicioso presente. 
Quando ele disse “Já”,  todas as crianças deram as mãos umas às outras e saíram  a correr em direcção ao cesto. Dividiram tudo entre si muito felizes!
O antropólogo ficou surpreendido com a atitude das crianças. 
Então, elas explicaram:  “Ubuntu, tio. Como  é que uma de nós poderia ficar feliz,  se todas as outras estivessem tristes?”  Ele, então, percebeu a essência daquele povo.  Não havia competição, mas sim colaboração. 
Ubuntu significa: “Sou quem sou, porque somos todos nós!”

Ubuntu é uma filosofia africana cujo significado se refere à humanidade com os outros. Trata-se de um conceito amplo sobre a essência do ser humano e a forma como se comporta em sociedade. Para os africanos, ubuntu é a capacidade humana de compreender, aceitar e tratar bem o outro, uma ideia semelhante à de amor ao próximo. 
Ubuntu significa generosidade, solidariedade, compaixão com os necessitados, e o desejo sincero de felicidade e harmonia entre os homens.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...